Substância traria cápsulas microscópicas que seriam liberadas aos poucos; tecnologia está sendo testada em camundongos.


Um dos primeiros "presentes" de quase toda criança é uma carteira de vacinação a ser preenchida com cada uma das doses que ela precisa tomar para poder se proteger de doenças.
criança tomando injeção Foto: BBCBrasil.com
Mas uma tecnologia que está sendo desenvolvida nos Estados Unidos pode mudar um pouco essa realidade. A ideia é criar uma só dose que valesse por todas - uma única injeção que daria às crianças todas as imunizações de uma vez.


Essa dose única armazenaria as vacinas em cápsulas microscópicas, que seriam liberadas aos poucos em tempos específicos.

A técnica começou a ser aplicada em estudos com camundongos e foi divulgada na publicação científica Science . Cientistas afirmam que a tecnologia poderia ajudar pacientes em todo o mundo.

Micropartículas
A imunização de crianças hoje é feita em muitas doses, tomadas desde as primeiras semanas de vida.
Para tentar mudar isso, a equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) desenvolveu um novo tipo de micropartícula que permitiria combinar todas as vacinas em uma única dose.

As partículas são como copos em miniatura preenchidos com as vacinas e depois fechados com uma tampa. A ideia é que o design desses "recipientes" permita que cada um se quebre no momento certo, liberando o conteúdo no corpo.
Criança sendo vacinada Foto: BBCBrasil.com

terra.com.br

Acompanhe o Ipojuca Online no Twitter e no Facebook