5 DICAS PARA VOCÊ ADVOGADOS COMEÇO DE CARREIRA
Dica 1 – Entenda seu mercado e planeje-se. Antes de alugar uma sala, comprar mobília e contratar uma secretária, é muito importante que o advogado visualize o mercado em que vai atuar, a advocacia hoje vêm se inclinando para à especialização, esta deve estar relacionada às competências do jovem advogado. Sugiro que use o Google Adwords para saber a demanda do seu mercado, essa ótima ferramenta vai te responder quantas pesquisas mensais são feitas para os termos relacionados à sua advocacia. Pesquise. Informações válidas sobre sua área de atuação antes de cair em campo. Para quem deseja atuar na área empresarial, disponibilizei uma pesquisa que traça o perfil que as corporações de médio e grande porte buscam nos escritórios de advocacia. Para fazer o download do relatório, clique aqui.
Dica 2 – Amplie seus relacionamentos qualificados. O advogado é um gestor de relacionamentos, ele deve saber lidar com as pessoas de forma inteligente para promover sua capacidade de solução de serviços jurídicos à sociedade. Crie rituais de marketing, tais como: produza conteúdo com frequência e mantenha seus contatos atualizados sobre sua produção intelectual. Habitue-se a entrar em contato com seus clientes, ao menos 10-15 minutos ao dia ligue para seus contatos, informe algo novo sobre seus casos e processos, mantenha um relacionamento pessoal, se não tiver tempo, delegue essa função a alguém de sua confiança.
Dica 03 – Domine ferramentas tecnológicas. Conhecimentos sobre blogs, mídias sociais, software de gerenciamento de processos não são exclusivos de grandes escritórios, ao fazer uso correto e frequente de tais ferramentas você terá um plus na divulgação e gestão da sua atividade jurídica. Saiba que potenciais clientes estão te procurando agora para resolução de suas demandas jurídicas. Se você estiver “fora” de tais espaços, não há chances de ser encontrado, porém se souber usar tais ferramentas, você fica muito acima da concorrência ampliando suas chances de êxito no mercado.
Dica 04 – Invista em uma apresentação profissional. Se você quer ter sucesso profissional, você precisa agir como tal. Construa seu nome, sua marca. Uma boa apresentação institucional é um fator em comum entre grandes escritórios de advocacia, faz-se necessário ter uma apresentação sólida, enviar propostas de serviços com cartas e apresentações com timbre do seu escritório, ter sempre cartões de visitas, com aparência profissional, é muito importante. Além disso, mantenha toda a sua equipe em concordância com esses princípios. Em um escritório, desde a moça que serve o cafezinho até o sócio fundador, todos devem vender serviços jurídicos. Essas dicas servem para todos. Na minha trajetória como consultor, conheci alguns escritórios com uma grande equipe, porém sem harmonia no atendimento ao cliente, porém conheci advogados talentosos que trabalham a partir de casa e tornaram sua atividade muito lucrativa e reconhecida, até por empresas.
Dica 05 – Nunca se desvie um milímetro da Ética Profissional. Essa máxima eu ouvi em uma entrevista que promovi com um case de sucesso na advocacia, apesar de atuar na área previdenciária, mercado em que são comuns cobranças exorbitantes de honorários, o profissional destacou a necessidade dessa postura do advogado. Jovens advogados são os maiores responsáveis por processos nos Tribunais de Ética e Disciplina espalhados pelas subsecções da OAB no país, isso se deve por práticas abusivas e mercantilistas na advocacia, como já dizia Bielsa, o sucesso do advogado mede-se por seu talento e sua moral. Advocacia é uma atividade de suma importância para promover justiça no nosso país, e a moral do advogado é essencial à tal função. Lembre-se, a concorrência é grande, se você demostrar seu talento com atendimento e resultados jurídicos, não importa se você trabalha a partir de casa ou seu escritório é localizado na principal avenida da metrópole, o cliente irá te procurar.
Com esses conceitos em mente, só lhe resta agir em busca dos seus objetivos. Temos um mundo de oportunidade em nossas mãos. Esse texto me faz lembrar de Henry Ford: “Se você acha que pode ou não, de todo modo, você está certo”.
Um abraço e até a próxima!
Fonte: Erikdecavalcante.jusbrasil.com.br
0 Comentários
A sua mensagem foi recebida com sucesso!